Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

Justiça afasta prefeito temporário de Marituba por compra de votos

Do G1 PA

Decisão da Justiça Eleitoral publicada nesta segunda-feira (13) determinou o afastamento imediato do verador Wildson de Araújo Melo, prefeito temporário e presidente da Câmara Municipal de Marituba, região metropolitana de Belém.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Melo foi impugnado sob a suspeita de captação ilícita de votos, ou seja, compra de votos, que teria ocorrido nas últimas eleições, em 2012. Ele também é suspeito de abuso de poder.
A sentença, assinada pelo juiz Raimundo Rodrigues Santana, da 43ª Zona Eleitoral, determina a cassação do diploma de vereador de Melo, e ainda o torna inelegível nos próximos oito anos, subsequentes à eleição de 2012. Ainda de acordo com o TRE, o verador poderá recorrer da decisão.
Com o afastamento de Melo, que desde 1° de janeiro ocupa o cargo de prefeito de Marituba, o município passaria por uma nova mudança de gestor. "Wildson estava no cargo por ser presidente da Câmara. Com o afastamento, haverá um novo presidenete da Câmara, que também assumirá a prefeitura", explica o diretor do TRE, Miguel Santos.
O G1 tenta contato com o vereador Wildson Melo.
Entenda o caso Eleitos no pleito de 2012, Mário Filho (PSD) não pode assumir a prefeitura de Marituba por ter sido enquadrado na Lei Complementar nº. 135 de 2010, a Lei da Ficha Limpa. Ele foi impugnado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Antônio Armando (PSDB), o segundo candidato mais votado, não pode assumir porque Mário Filho teve mais de 50% dos votos válidos, e por ter tido o registro de candidatura impugnado pela Justiça Eleitoral, após o Tribunal de Contas Estadual ter reprovado suas contas de gestor em administrações anteriores, referentes a convênios realizados com o governo estadual e federal.
Assim, desde o último dia 1° de janeiro, o presidente da Câmara de vereadores, Wildson de Araújo Melo, assumiu o cargo de prefeito temporariamente.
A nova eleição do município de Marituba, região metropolitana de Belém, será no próximo dia 4 de agosto. A data do pleito foi anunciada no ultimo dia 7, durante sessão no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), pouco mais de um mês depois do acórdão publicado no último dia 2 de abril no Diário Oficial da União (DOU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário